instagram.png
facebook.png
linkedin.png

    05 de Junho Dia do Meio Ambiente

    O meio ambiente precisa de cuidado, respeito e, principalmente, de preservação. Dessa forma, é imprescindível que todos assumam uma postura de mudanças, na cidade e no campo, e pense em formas cotidianas para cuidar daquela que sempre contribuiu para nosso sustento: a natureza.


    Com isso, o dia 5 de junho é lembrado todos os anos por ser o dia mundial do meio ambiente e, para nós, é imprescindível que essa mensagem de preservação nunca se apague.


    É essencial que os diversos segmentos de produção e preservação comecem a dialogar entre si de uma forma mais branda e menos fanática, o desenvolvimento não pode opor-se a preservação, do mesmo modo, a preservação deve permitir o desenvolvimento.


    É pensando nisso, que a GeoCampos traz uma entrevista com José Humberto Ribeiro, prefeito da cidade mineira de Santa Rosa da Serra e também fundador da APACM (Área de Proteção Ambiental do Córrego Monjolinho):


    Entrevistador (GeoCampos): O que o Dia Mundial do Meio Ambiente pode representar para todos nós?


    Entrevistado (José Humberto):

    "Este dia deve ser a lembrança de todas as ações que devemos cumprir em prol do meio ambiente: preservar, reciclar e nos reeducar para que tenhamos atitudes de mudança. Assim, é importante que cada um de nós faça uma reflexão de todas as nossas ações ao longo do ano, planejando mudá-la em benefício da natureza."


    Entrevistador (GeoCampos): Na sua visão, como cada um de nós pode contribuir na preservação do meio ambiente? Começamos com quais atitudes?


    Entrevistado (José Humberto):

    "A atitude mais importante de todas é a conscientização. Todos devem se conscientizar das suas responsabilidades para com a natureza. Entretanto, falar é mais fácil do que fazer. Por isso, vejo que seria importante iniciarmos uma atitude de mudança com as nossas crianças, ou seja, incluir na grade curricular das escolas uma disciplina só voltada para as questões ambientais, ensinando as futuras gerações a agirem de uma forma melhor e com um pensamento de preservação.


    Para nós, que muitas vezes não tivemos tanto ensinamento sobre o cuidado com o nosso planeta, é preciso que haja uma atitude de reeducação ambiente, criando hábitos diferentes e mudando ações cotidianas. Temos como exemplo: reduzir o tempo de banho, não jogar óleo de cozinha no ralo da pia, separar o lixo para reciclagem, descartar baterias de equipamentos eletrônicos em lugares próprios e, entre muitos outros."


    Entrevistador (GeoCampos): Quais foram os seus maiores desafios e dificuldades para criar uma área de proteção ambiental em Santa Rosa da Serra?


    Entrevistado (José Humberto):


    "A principal dificuldade que encontrei foi a resistência do produtor rural. Muitos deles ficaram inseguros, pois não sabiam como esta criação iria afetar as suas atividades, agrícolas e/ou precuárias, e quais seriam as mudanças que viriam junto com a APACM. Felizmente, com bastante diálogo, essa resistência tem sido sanada e, hoje, temos um ótimo projeto ganhando cada vez mais destaque em nossa cidade."



    Entrevistador (GeoCampos): Qual a importância dessa área de proteção? Ela tem conseguido cumprir com o seu papel?


    Entrevistado (José Humberto): " A APACM, para quem não conhece é uma iniciativa de criar uma área de proteção ambiental a montate do córrego monjolinho, a principal fonte de abastecimento de água em Santa Rosa da Serra. A ideia é que a APACM cumpra o papel de proporcionar uma captação da água com custo mais baixo e, principalmente, mantendo o manancial protegido e bem cuidado. Além disso, em parceria com os Órgãos de fiscalização e também criando uma estratégia própria, pretendemos recuperar e melhorar a condição da área, propondo ideias sustentáveis e fiscalizando as ações indevidas nesse ambiente.



    Entrevista com José Humberto Ribeiro, prefeito municipal de Santa Rosa da Serra


    A GeoCampos acredita que iniciativas como as do prefeito de Santa Rosa podem mudar o curso da nossa história e, certamente, proporcionar um futuro melhor e mais sustentável para os nossos filhos. Nesse sentido, buscamos em nossos serviços trabalhar a sustentabilidade, regularizando as atividades agrícolas de modo que o desenvolvimento atue junto com as preservação, garantindo assim, qualidade de vida para todos nós.


    #meioambiente #geocampossustentabilidade #protecaoambiental #futurosaudavel